Encontre o que quer ver

30.4.09

Moto-manhã























Há uma manhã
que preciso lembrar
e que me foge.
Busco e rebusco no meu agora,
no escondido do meu antes,
no claro de outras manhãs;
mas me escapa,
escorre pelos vãos da memória
e se dilui.

Há essa manhã,
no mais longe do meu eu,
que passou como um sopro morno
e que sem deixar pegadas
se perdeu,
ou se alojou n’algum canto escuro de mim.

Há essa manhã,
que não transparece
e que talvez por estar oculta
impulsiona o meu dentro,
e lubrifica engrenagens velhas
que a ferrugem do tédio comeu.

***

Palavras de Austregésilo de Athayde - Presidente da Academia Brasileira de Letras naquele ano, e um dos jurados do concurso:

"Rio de Janeiro, 23 de julho de 1981

Prezados Senhores:

Foi para mim uma satisfação o convite que a MESBLA me fez para julgar um concurso de poesia realizado entre seus funcionários.
Devo dizer também que tive uma surpresa, pois todos os concorrentes, sem exceção de nenhum, apresentaram merecimentos literários que me levam a incentivá-los na continuação dessa privilegiada atividade intelectual.
Dir-se-ia que, pelo gênero de trabalho que realizam em funções ligadas a interesses de outra natureza, não houvesse numa casa de comércio tantos poetas bem inspirados, cujos trabalhos são até mesmo dignos de colaborar numa antologia da mais rigorosa escolha.
Foi difícil chegar a uma classificação entre os concorrentes, embora cinco deles, pela necessidade de distribuição de láureas, merecessem figurar nos primeiros lugares.
É de justiça dizer que os competidores dessa justa literária estiveram todos à altura das suas esperanças e a mim cabe dar-lhes uma palavra de estímulo para que prossigam servindo às musas, na expectativa de que venham amanhã a publicar livros, enriquecendo, assim, o patrimônio poético do Brasil."

Austregésilo de Athayde
Presidente da Academia Brasileira de Letras


__________________________________________________________

Publicado em Mesbla Notícias - Ano 2 nº 8 - Julho/Agosto 1981
Premiado no I Concurso de Poesias de Mesbla Notícias - 3º lugar
__________________________________________________________

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...